ENCONTRE ALGUÉM!!!

ENVIE: Cartas, E-mail (amor.segundas@gmail.com), msn: itacaitefm88.1@hotmail.com

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DR Construtiva

Vai Discutir a Relação? Veja 5 dicas para que esta conversa valha a pena

Ele faz uma coisa que você não gosta. Anda um tanto quanto impaciente. Vocês trocam frases atravessadas. E tem aquele problema que vai e volta desde o início do relacionamento. Chega uma hora em que discutir a relação é inevitável. Há quem adore uma DR, outros têm pavor. Gostando ou não, o importante é fazer com que essa discussão seja proveitosa.

Veja as nossas DICAS para ter uma DR

Segundo a psicóloga Giovana Tessaro, discutir a relação é algo comum na vida a dois. Mas antes de entrar numa nova DR, é bom fazer alguns questionamentos para que esta discussão seja construtiva. "Faça um retrospecto do relacionamento e veja desde quando as coisas não vão bem. O que tem prejudicado a relação? Quais foram as suas dificuldades em lidar com tais situações? Como você se sente em relação ao que aconteceu? Qual sua autocrítica a respeito? Como imagina o relacionamento no futuro?". A psicóloga salienta que cada pessoa sente e pensa de maneira única, de modo que sempre temos que tentar entender o ponto de vista do parceiro.

Se colocou no lugar dele? Então é hora de partir para o diálogo. "Lembre-se que atitudes de desrespeito provocam no cérebro um estresse que desestabiliza o outro, provocando um ciclo de ataque e defesa", explica a psicóloga. Ou seja, tente manter a calma e respeitar o que o parceiro tem a dizer.

Na prática

Giovana Tessaro dá exemplos de como falar e de como não falar na hora de discutir com o seu namorado. "Em vez de dizer: 'Eu já disse três mil vezes pra não deixar a
toalha molhada em cima da cama. Você é surdo ou o que eu digo não
tem importância nenhuma?', prefira: 'Eu já disse várias vezes que não gosto que você deixe a toalha molhada em cima da cama e mesmo assim, você continua deixando.
Isso me deixa aborrecida e cansada. Eu preciso sentir que posso contar
com você'", sugere ela, ciente de que, quando os ânimos se exaltam, não é tarefa fácil manter o tom de voz tranquilo.

"No começo pode ser difícil. Mas a comunicação é uma habilidade que precisa de treinamento. Com o tempo você vai se sentir mais confiante. E o melhor: poderá aproveitar o relacionamento sem o desgaste das discussões", conclui Giovana.

Fonte bolsademulher.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário